Aos que se perguntam sobre o nascimento do o12

segunda-feira, 31 de março de 2008


Conversa sobre autonomia 1

Autonomia é freqüentemente confundida com independência. É muito comum o uso do conceito de autonomia querendo significar a conquista da liberdade e da auto-suficiência. Todavia, não é essa a compreensão de autonomia que temos.

Nós, do o 12, entendemos que se conversa pouco sobre autonomia e que ela constitui um tema central, na sociedade em que vivemos. Assumindo um papel colaborativo na promoção dessa conversa, a iniciamos agora.

Para quem parte do ponto de vista evolutivo, autonomia se refere a uma capacidade que se desenvolve quando se consegue reunir um certo estoque de informação que habilita a exploração com eficiência do ambiente onde se está vivendo. Quando se consegue transitar pelo ambiente, viver e sobreviver nele, conquistou-se a autonomia. Assim, o 12 entende a autonomia como uma tática adaptativa de sobrevivência.

O coletivo o 12 nasceu de um processo como esse. Estamos interessados na qualidade da informação, nas formas colaborativas de produção de conhecimento, na necessidade de colaborarmos com o estancamento dos processos de desvalor que tanto prejudicam a conquista da autonomia. São esses os compromissos que nos levaram a criar o 12 e que pautam as nossas ações. Conversar sobre autonomia é uma delas. Esse conceito tão importante não pode perder o seu sentido em um mundo onde ele se faz cada vez mais necessário.

Se for possível, procure conhecer o que Jorge de Albuquerque Vieira escreve no seu livro “Teoria do Conhecimento e Arte: formas de conhecimento – arte e ciência uma visão a partir da complexidade”, publicado por Expressão Gráfica e Editora, em 2006, nas páginas 17 até 25.

Mais adiante, continuamos nossa conversa.

o 12
Preta Ribeiro, Mari Mendes, Guilherme Santos, Ariane Sampaio, Thiago Alixandre, Lucas Amorim, Vera Almeida, Lidi Domingues, Tati Almeida, Rafael Bricoli e Lúcia Floriano.

Qual é o lugar e a maneira apropriados para a leitura?

segunda-feira, 24 de março de 2008


Oi pessoal!!
Estamos aqui para contar as novidades!
Nesta semana estaremos no Terminal de Ônibus João Souto, aqui em Votorantim. Faremos interferências nas plataformas onde transitam os pedestres e os ônibus... Mais uma vez partimos da idéia inicial de incentivo à leitura.

Estaremos por lá nos seguintes dias: 25 e 27 de março, sempre às 12h30 e às 18h.

Como é sempre bom lembrar, para essa ação contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Votorantim através da Secretaria de Cultura de Votorantim e do Grupo São João.

Um grande beijo a todos, esperamos vocês lá!!!!

Nós no Idança

quinta-feira, 20 de março de 2008


Oi pessoal!

Saiu no site Idança uma matéria bem legal sobre a formação/nascimento do Coletivo o12...

Estamos aguardando para ver como será agora a reação dos leitores e como acontecerão as conversas sobre este assunto.....

Estamos torcendo muito para que este seja um momento das pessoas se manifestarem, se colocarem e otimistamente se comprometerem.


O link que cai direto no nosso texto é esse:



Mas o site todo é muito legal, vale a pena conferir, estudar alguns textos, deixar comentários....Esperamos por vocês lá!! (http://www.idanca.net/)



Um grande beijo e até!

(a foto de hoje é do nosso Manifesto artístico realizado na cidade de Votorantim)

Ação da Semana

sexta-feira, 14 de março de 2008



Oi galera!!!


Nesta semana estaremos realizando interferências no centro comercial de Votorantim, na Avenida 31 de Março.
Nossa proposta é utilizar o espaço comercial, como vitrines, para “vender” uma idéia de construção de conhecimento através da leitura, utilizando os corpos dos intérpretes
como um produto, dentro desta ação.


Os dançarinos do Coletivo “o12” estarão nas vitrines nas seguintes datas:

Segunda-feira (17/03) das 11h às 13h e das 15h às 17h – Loja Lsom Instrumentos Musicais
Teça-feira (18/03) das 15h às 17h – Loja Rhodmar
Quarta-feira (19/03) das 11h às 13h e das 15h às 17h – Priscila Magazine
Quinta-feira (20/03) das 11h às 13h e das 15h às 17h – Multi Moda

Para essa ação, contamos com o apoio da Secretaria de Cultura de Votorantim, e das lojas LSom Instrumentos Musicais, Multi Moda, Priscila Magazine e Loja Rhodmar.

Tributo à Autonomia

quarta-feira, 12 de março de 2008

O desenvolvimento dos sistemas vivos implica em que deles, a certa altura, se desprendam as partes que amadureceram na conquista da sua autonomia.É a situação em que nos encontramos, nós 12, que assinamos este manifesto, nesse momento. Justamente por isso, precisamos tornar essa situação pública. Porque desejamos começar já compartilhando com todos - os do passado, os do presente, os do futuro.Nós estamos engajados em construir um espaço para a nossa autonomia.E desejamos que esse espaço seja aquele onde

·A MANIPULAÇÃO DA AUTONOMIA ALHEIA VÁ PRA “TONGA DA MIRONGA DO KABULETÊ”.

· CADA QUAL ENXERGUE O HORIZONTE QUE CONSEGUIR.

· CADA QUAL FAÇA O QUE PODE, POIS NOS PARECE QUE CADA UM SÓ FAZ NO MUNDO O QUE PODE FAZER.

· SE PENSE “EM AGRUPAMENTOS DE HOMENS E DE IDÉIAS COMO COMPARTILHAMENTOS NORTEADOS PELA SINGULARIDADE” (frase de Christine Greiner no prefácio do livro Teoria do conhecimento e arte, de Jorge Albuquerque Vieira) .

· CADA UM SAIBA QUE TEM O SEU UMWELT (termo alemão, cuja tradução aproximada é “o mundo à sua volta dentro de você”) E NÃO ACEITE QUE LHE DIGAM O CONTRÁRIO.

· CADA QUAL ESCOLHA O QUE VAI VESTIR.

· CADA UM ABRA OS OLHOS, DEIXE A INGENUIDADE DE LADO, MORRA DO SEU PRÓPRIO VENENO, INVENTE SEU PRÓPRIO PECADO.

· AS RESOLUÇÕES DE UM COLETIVO SEJAM, DE FATO, DECIDIDAS E ASSUMIDAS POR CADA UM DO COLETIVO.

· SE PRODUZAM IDÉIAS SOBRE VIVER, E NÃO PARA SOBREVIVER.

· AJA!
Votorantim, 04 de fevereiro de 2008. 22h35.
“O 12”
Preta Ribeiro, Lucas Amorim, Rafael Bricoli, Thiago Alixandre, Vera Almeida, Ariane Sampaio, Guilherme Souza, Lidi Domingues, Mari Mendes, Douglas Pereira, Tati Almeida, Lúcia Floriano.

o 12







O “o 12” é um conjunto de sujeitos e seus desejos que se articulam através da dança para propagar seus pensamentos artísticos.

Surgimos pela necessidade da conquista de nossa autonomia e pela vontade de compartilhar este tipo de pensamento com outras pessoas.

“O que queremos de fato é que as idéias voltem a ser perigosas” (I. S.)


Se tiver vontade, “o 12” propõe que você:

- Se inspire em muitas coisas
- Tome banho de chuva
- Grite com seus amigos
- Cante
- Faça uma proposta irrecusável
- Conte mais piadas
- Leia um livro
- Veja o mesmo filme mais de uma vez
- Acorde mais cedo (às vezes)
- Se se arrepender, volte









Perfil no Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15156566841135087011
Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44663677
E-mail: contateodoze@gmail.com
MSN e My Space: o.doze@hotmail.com
Facebook, Gazzag e Sonico: Coletivo o 12
Skype: o.doze